Planta ideal para ambientes internos

Algumas plantas são ideais para ambientes internos, além de se adaptarem facilmente nesses locais, elas ajudam a purificar o ar.

Hoje em dia, a qualidade do ar que respiramos nem sempre é um ar puro ou tratado, mas algumas medidas podem ajudar a melhorar a qualidade em locais de trabalho e em sua residência.
Além de ser uma bela decoração e criar um contato mais forte com a natureza, essas plantas podem ser cultivadas em vasos, jardim de invernos e jardineiras.

São esses alguns exemplos que você poderá comprar para sua casa!

Espada de São Jorge: 

Absorve os óxidos de nitrogênio e o formaldeído. É necessário ficar atendo às crianças e animais domésticos, pois é altamente tóxica se ingerida. Pode ser conhecida como Língua-de-sogra, Rabo-de-lagarto, Sansevéria, entre outros nomes menos comuns. Deve ficar em um lugar meia sombra.

Image

Image

Antúrio e Azálea: 
Combate o amoníaco e é ideal para cozinhas e banheiros.

Image

Antúrio:

É uma planta tradicional no paisagismo. Deve ficar em um lugar meia sombra, ou seja, evitar ambientes com excesso de luz, pois pode causar queimaduras nas folhas e evitar ambientes muito escuros pois diminui a durabilidade da planta. Ele é sensível ao frio e pode sofrer queimaduras.

Image

Azálea: Estas plantas precisam de um solo bem drenado e uma exposição sombreada e fresca. O uso de fertilizantes é optativo. Algumas das espécies demandam podas regulares.

Image

Cactos:

Absorvem ondas eletromagnéticas e, segundo os cientistas, são ideias para serem colocadas próximas à televisores e micro-ondas, a fim de barrarem estas ondas. Necessitam de pouquíssima água e muita luz. Recomenda-se deixá-las próximas a janelas. No feng shui, são considerados grandes guardiões da casa e purificadores do ambiente.

Image

Begônias, Crisântemo, Gérbera são indicadas contra o fumo de cigarro, charuto, cachimbo. Recomenda-se sua utilização em salas e quartos.

Image

Gérbera: Além de ser uma flor muito bonita e de aspecto alegre, elimina o benzeno no ar, melhora a qualidade do sono devido a absorver dióxido de carbono e emitir mais oxigênio durante a noite.

Image

Begônias: Ideais para decoração de interiores em vasos, as begônias parecem verdadeiros buquês de flores. Suas folhas também são um atrativo: tem formas variadas e, no geral, são coloridas. O cultivo deve ser feito em substrato bem fértil, em ambientes protegidos da luz do sol, da friagem e do vento. A rega deve ser feita sem molhar as folhas.

Image

Lírio da Paz: Conhecido como planta “limpa tudo”, é responsável por absorver todos os tipos de poluentes. Costuma ser utilizada em banheiros ou lavanderias, uma vez que auxilia na remoção de esporos de fungos e mofo. Também elimina formaldeído e o tricloroetileno. Esta é uma das poucas plantas que florescem na sombra. Se seu jardim é sombreado, mas com bastante claridade, abuse desta espécie. O sol direto queima suas folhas! Mantenha-a sempre adubada e seu solo úmido.

Image

Orquídea borboleta: Além de ser belíssima, equilibra a umidade do ambiente. Orquídeas são todas as plantas que compõem a família Orchidaceae, pertencente à ordem Asparagales, uma das maiores famílias de plantas existentes.

Image

Bico de papagaio: Conhecida também como Flor do Natal, é um verdadeiro “filtro de ar”; ideal para lugares pouco ventilados. A planta recebe este nome devido a ser muito utilizada em decorações natalinas, por ser vermelha e se assemelhar a um floco de neve (remetendo ao Natal em países onde neva nesta época do ano). Não suporta ser exposta diretamente ao sol.

Image

Image

Palmeira Ráfis (Raphis): Age contra o amoníaco dos detergentes, sendo uma boa opção para cozinhas e banheiros, onde costumam ficar guardados os produtos de limpeza. Esta planta cresce muito e precisa de espaço, não requer muita luz ; combate o formaldeído e o xileno. Podem ser utilizadas para decorar jardins, varandas, sacadas ou salas amplas.
Com múltiplos caules semelhantes ao bambu, a Ráfis cresce ereta como suas folhas plissadas próximas. É muito usada sozinha em vasos para escritórios ou para montar jardins de inspiração oriental. Fica bem em todo tipo de iluminação. É importante regá-la com frequência sem encharcar seu substrato.  Nome cientifico: Rhapis excelsa.

Image

Palmeira de Bambu (Palmeira Areca): Ajuda a absorver gases tóxicos (formaldeído) e age como um umidificador natural. É considerada uma das melhores plantas para a purificação do ar, além de ficar bem como peça decorativa. Recomenda-se sua utilização em ambientes recém pintados. Deve-se regar com pouca água, mas pulverizando sua folhagem.

Image

Samambaia: Conhecida por absorver formaldeído e xileno, é muito eficaz e requer pouca manutenção, podendo ser ornamentais. Não resiste à exposição direta ao sol, pois é oriunda de matas mais fechadas. As folhas, chamadas frondes, são muitas vezes compostas ou recompostas, ou ainda em forma de língua e possuem esporos.

Image

Image

Planta Aranha (Clorófito; também conhecida como Gravatinha ou Paulistinha): Sua grande folhagem é útil para eliminar o monóxido de carbono e outras toxinas e impurezas do ar. Ideal para ambientes onde haja aquecimento com queima de gás ou madeiras. É uma das melhores plantas para a eliminação de formaldeído do ar.

Image

Image

Publicado pela Arquiteta e Designer Lessandra Dottori

Deixe um comentário